O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO VIII 1022

Aquela, ao contrário, que não tomou boas resoluções, procura a ocasião para o ato mau, e se não o realiza, não é por efeito da sua vontade, mas porque lhe falta oportunidade; ela é, pois, tão culpada como se o cometesse.

Em resumo, na pessoa que não concebe mesmo o pensamento do mal, o progresso está realizado; naquela a quem vem esse pensamento mas o repele, o progresso está em vias de se cumprir; naquela, enfim, que tem esse pensamento e nele se compraz, o mal está ainda com toda a sua força; numa, o trabalho está feito, na outra está por fazer. Deus, que é justo, considera todas essas diferenças na responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.

VERDADEIRA PUREZA. MÃOS NÃO LAVADAS

8. Então os escribas e fariseus que tinham vindo de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e lhe disseram: Por que vossos discípulos violam a tradição dos Antigos? pois eles não lavam as mãos quando tomam suas refeições.

Mas Jesus lhes respondeu: Por que vós mesmos violais o mandamento de Deus para seguir a vossa tradição? pois Deus fez este mandamento: Honrai vosso pai e vossa mãe; e este outro: Que aquele que disser palavras injuriosas ao seu pai ou à sua mãe, seja punido de morte. Mas vós outros vos dizeis: Todo aquele que tiver dito ao seu pai, ou à sua mãe: Toda oferenda que faço a Deus vos é útil, satisfaz à lei, – ainda que depois disso não honre nem assista seu pai ou sua mãe; e, assim, tornastes inútil o mandamento de Deus por vossa tradição.

Hipócritas, Isaías bem profetizou de vós quando disse: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim; e é em vão que me honram ensinando máximas e ordenações humanas.

Depois, tendo chamado o povo, ele lhe disse: Escutai e compreendei bem isto: Não é o que entra na boca que enlameia o homem, mas o que sai da boca do homem. O que sai da boca parte do coração, e é o que torna o homem impuro; porque é do coração que partem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as fornicações, os furtos, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências; estão aí as coisas que tornam o homem impuro; mas co-