O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO IX 1031

CAPÍTULO IX

BEM-AVENTURADOS AQUELES QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS

Injúrias e violências. – Instruções dos Espíritos: A afabilidade e a doçura. – A paciência. – Obediência e resignação. – A cólera.

*

INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS

1. Bem-aventurados aqueles que são brandos, porque eles possuirão a Terra. (São Mateus, cap. V. v. 4).

2. Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus. (idem, v. 9).

3. Aprendestes o que foi dito aos Antigos : Não matareis, e todo aquele que matar merecerá ser condenado pelo julgamento. Mas eu vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão merecerá ser condenado pelo julgamento; que aquele que disser a seu irmão Racca, merecerá ser condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: Sois louco, merecerá ser condenado ao fogo do inferno. (idem, v. 21 e 22).

4. Por essas máximas, Jesus faz da doçura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência uma lei; condena, por conseguinte, a violência, a cólera e mesmo toda expressão descortês com respeito ao semelhante. Racca era, entre os Hebreus, um termo de desprezo, que significava homem de má conduta, e se pronunciava escarrando e desviando a cabeça. Ele vai mesmo mais longe, uma vez que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser ao seu irmão: Sois louco.

É evidente que, aqui, como em toda circunstância, a