O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XI 1049

CAPÍTULO XI

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

O maior mandamento. Fazer aos outros o que quereríamos que os outros nos fizessem. Parábola dos credores e dos devedores. Dai a César o que é de César. Instruções dos Espíritos: A lei de amor. – O egoísmo. – A fé e a caridade. – Caridade para com os criminosos. – Deve-se expor a própria vida por um malfeitor?

*

O MAIOR MANDAMENTO

1. Os Fariseus, tendo sabido que ele tinha feito calar a boca aos Saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, veio lhe fazer esta pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso espírito; é o maior e o primeiro mandamento. E eis o segundo, que é semelhante àquele: Amareis vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nesses dois mandamentos, (São Mateus, cap. XXII, v. 34 a 40).

2. Fazei aos homens tudo o que quereis que eles vos façam; porque é a lei e os profetas. (Idem, cap. VII, v. 12).

Tratai todos os homens da mesma forma que quereríeis que eles vos tratassem. (São Lucas, cap. VI, v. 31).

3. O reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar conta aos seus servidores; e tendo começado a fazê-lo, se lhe apresentou um deles que lhe devia dez mil talentos. Mas como ele não tinha os meios de lhos restituir, seu senhor recomendou que o vendessem a ele, sua mulher e seus filhos, e tudo o que ele tinha, para satisfazer a sua dívida. O servidor, lançando-se-lhe aos pés, suplicou-lhe di-