O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XII 1061

CAPÍTULO XII

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS

Pagar o mal com o bem – Os inimigos desencarnados – Se alguém vos bate na face direita, apresentai-lhe também a outra – Instruções dos Espíritos: A Vingança – O ódio – O duelo.

*

PAGAR O MAL COM O BEM

1. Aprendestes que foi dito: Amareis vosso próximo e odiareis vossos inimigos. E eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e vos caluniam; a fim de que sejais os filhos de vosso Pai que está nos céus, que faz erguer o Sol sobre os bons e sobre os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos; porque se não amardes senão aqueles que vos amam, que recompensa disso tereis? Os publicanos não o fazem também? E se não saudardes senão os vossos irmãos, que fazeis nisso mais que os outros? Os publicanos não o fazem também? Eu vos digo que se a vossa justiça não for mais abundante que a dos Escribas e dos Fariseus, não entrareis no reino dos céus. (São Mateus, cap. V, v. 20 e de 43 a 47).

2. Se não amardes senão aqueles que vos amam, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida amam também aqueles que as amam? E se não fazeis o bem senão àqueles que vo-lo fazem, que recompensa tereis, uma vez que as pessoas de má vida fazem a mesma coisa? E se vós não emprestais senão àqueles de quem esperais receber o mesmo favor, que recompensa tereis, uma vez que as pes-