O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XIII 1073

CAPÍTULO XIII

QUE A VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE DÁ A VOSSA MÃO DIREITA

Fazer o bem sem ostentação. – Os infortúnios ocultos. – O óbolo da viúva. – Convidar os pobres e os estropiados. Servir sem esperança de retribuição. – Instruções dos Espíritos: A caridade material e a caridade moral. – A beneficência. – A piedade. – Os órfãos. – Benefícios pagos com a ingratidão. – Beneficência exclusiva.

*

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

1. Tomai cuidado de não fazer as vossas boas obras diante dos homens para serem vistas por eles, de outro modo não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos céus. Então, quando derdes esmolas, não façais soar a trombeta diante de vós, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos homens. Eu vos digo em verdade, que receberam sua recompensa. Mas quando derdes esmola, que a vossa mão esquerda não saiba o que da a vossa mão direita; a fim de que a esmola esteja em segredo; e vosso Pai que vê o que se passa em segredo, dela vos entregará a recompensa. (São Mateus, cap. VI, v. de1 a 4).

2. Jesus tendo descido da montanha, uma grande multidão de povo o seguiu; e ao mesmo tempo um leproso veio a ele e o adorou dizendo-lhe: Senhor, se quiserdes, podereis me curar. Jesus estendendo a mão, tocou-o e lhe disse: Eu o quero, estais curado; e no mesmo instante a lepra foi curada. Então Jesus lhe disse: Guardai-vos de falar disto a alguém; mas ide vos mostrar aos sacerdotes e oferecei o dom prescrito por Moisés, a fim de que isso lhes sirva de testemunho. (São Mateus, cap. VIII, v. de 1 a 4).