O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XIV 1093

CAPÍTULO XIV

HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE

Piedade filial. – Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? – O parentesco corporal e o parentesco espiritual. – Instruções dos Espíritos: A ingratidão dos filhos e os laços de família.

*

1. Vós sabeis os mandamentos: não cometereis adultério; não matareis; não furtareis; não prestareis falsos testemunhos; não fareis mal a ninguém; honrai a vosso pai e a vossa mãe. (São Marcos, cap. X, v. 19; São Lucas, cap. XVIII, v. 20; São Mateus, cap. XIX, v. 19).

2. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo sobre a terra, que o Senhor vosso Deus vos dará. (Decálogo; Êxodo, cap. XX, v. 12).

PIEDADE FILIAL

3. O mandamento: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe" é uma conseqüência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: o da piedade filial. Deus quis mostrar com isso que, ao amor, é preciso acrescentar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de um modo mais rigoroso ainda, tudo o que a caridade manda para com o próximo. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que estão no lugar de pai e de mãe, e que têm tanto mais mérito quanto seu devotamento é menos obrigatório. Deus pune sempre, de maneira rigorosa, toda violação a esse mandamento.

Honrar a seu pai e a sua mãe, não é somente respeitá-los: é assisti-los na necessidade, proporcionar-lhes o repouso