O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XIV 1095

face dos parentes, e que o que talvez não fosse senão uma falta no primeiro caso, pode vir a ser um crime no segundo, porque, então, à falta de caridade se une a ingratidão.

4. Deus disse: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo sobre a terra, que o Senhor vosso Deus vos dará"; por que, pois, promete como recompensa a vida sobre a terra e não a vida celeste? A explicação está nestas palavras: "Que Deus vos dará", suprimidas na forma moderna do decálogo, o que lhe desnatura o sentido. Para compreender-se essas palavras, é preciso se reportar à situação e às idéias dos Hebreus à época em que foram ditas; eles não compreendiam ainda a vida futura; sua vida não se estendia além da vida corporal; deviam, pois, ser mais tocados pelo que viam do que pelo que não viam; por isso, Deus fala numa linguagem à sua altura e, como a crianças, lhes dá em perspectiva o que pode satisfazê-los. Estavam, então, no deserto; a terra que Deus lhes dará era a Terra Prometida, objetivo de suas aspirações; eles não desejavam nada além disso, e Deus lhes disse que viveriam nela longo tempo, quer dizer, que a possuiriam por muito tempo, se observassem seus mandamentos.

Mas, ao advento de Jesus, suas idéias estavam mais desenvolvidas; era chegado o momento de lhes dar um alimento menos grosseiro, iniciá-los na vida espiritual, em lhes dizendo: "Meu reino não é deste mundo; é nele, e não na Terra, que recebereis a recompensa de vossas boas obras". Com estas palavras, a Terra Prometida material se transforma numa pátria celeste; também, quando os chama à observação do mandamento: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe", não é mais a terra que lhes promete, mas o céu. (Cap. II e III).

QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

5. E tendo chegado à casa, nela se reuniu uma tão grande multidão de povo, que não podiam mesmo tomar seu alimento. Seus parentes, tendo sabido disso, vieram para se apoderarem dele, porque diziam que ele havia perdido o espírito.

Entretanto, sua mãe e seus irmãos tendo vindo, e ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Ora, o povo es-