O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XXI 1164

CAPÍTULO XXI

HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

Conhece-se a árvore pelo fruto. – Missão dos profetas. – Prodígios dos falsos profetas. – Não acrediteis em todos os Espíritos. – Instruções dos Espíritos: Os falsos profetas. – Caracteres do verdadeiro profeta. – Os falsos profetas da erraticidade. – Jeremias e os falsos profetas.

*

RECONHECE-SE A ÁRVORE PELO FRUTO

1. A árvore que produz maus frutos não é boa, e a árvore que produz bons frutos não é má; porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, e não se cortam cachos de uva de sobre as sarças. O homem de bem tira as boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o mau tira as más do mau tesouro do seu coração, porque a boca fala do que está cheio o coração. (São Lucas, cap. VI, v. 43, 44, 45).

2. Guardai-vos dos falsos profetas que vêm a vós cobertos de peles de ovelhas, e que por dentro são lobos rapaces. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Podem-se colher uvas dos espinheiros ou figos das sarças? Assim, toda árvore que é boa produz bons frutos e toda árvore que é má produz maus frutos. Uma boa árvore não pode produzir maus frutos, e uma árvore má não pode produzir bons frutos. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Conhecê-la-eis, pois, por seus frutos. (São Mateus, cap. VII, v. 15 a 20).

3. Guardai-vos de que alguém vos seduza; porque vários virão sob meu nome dizendo: "Eu sou o Cristo", e eles seduzirão a muitos.