O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XXIII 1181

me sempre perfeitamente o pensamento; e, para ser exato, é preciso por vezes empregar, não as palavras correspondentes, mas palavras equivalentes ou perífrases.

Essas advertências encontram uma aplicação especial na interpretação das Santas Escrituras, e dos Evangelhos em particular. Se não se leva em conta o meio no qual viveu Jesus, fica-se exposto a equivocar-se sobre o valor de certas expressões e de certos fatos, em conseqüência do hábito que se tem de comparar os outros a si mesmo. Por essa razão, é preciso, pois, afastar da palavra ódio a acepção moderna, como contrária ao espírito do ensinamento de Jesus. (Ver também o cap. XIV, nº 5 e seguintes).

DEIXAR PAI, MÃE E FILHOS

4. Todo aquele que tiver deixado, por meu nome, sua casa, ou seus irmãos, ou suas irmãs, ou seu pai, ou sua mãe, ou sua mulher, ou seus filhos, ou suas terras, por isso receberá o cêntuplo, e terá por herança a vida eterna. (São Mateus, cap. XIX, v. 29).

5. Então, Pedro lhe disse: Por nós, vedes que tudo deixamos, e que vos seguimos. Jesus lhes disse: Digo-vos em verdade, que ninguém deixará pelo reino de Deus, ou sua casa, ou seu pai e sua mãe, ou seus irmãos, ou sua mulher, ou seus filhos, que não receba desde este mundo muito mais, e no século futuro, a vida eterna. (São Lucas, cap. XVIII, v. 28, 29, 30).

6. Um outro lhe disse: Senhor, eu vos seguirei: mas permiti-me dispor antes do que tenho em minha casa. Jesus lhe respondeu: Todo aquele que tendo a mão na charrua, olha para trás, não está apto para o reino de Deus. (São Lucas, cap. IX, v. 61, 62).

Sem discutir as palavras, é preciso aqui procurar o pensamento, que era evidentemente este: "Os interesses da vida futura se sobrepõem a todos os interesses e todas as considerações humanas", porque está de acordo com o fundo da doutrina de Jesus, ao passo que a idéia de renúncia à família seria a sua negação.

Não temos, aliás, sob nossos olhos, a aplicação dessas máximas no sacrifício dos interesses e das afeições da família pela pátria? Censura-se um filho por deixar seu pai, sua