O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XXIII 1192

las sair da sombra. Se a tivessem apresentado completa desde o início, ela não teria sido acessível senão a um pequeno número; teria mesmo assustado os que para isso não estavam preparados, o que teria prejudicado a sua propagação. Se, pois, os Espíritos não dizem ainda tudo ostensivamente, não é porque haja na doutrina mistérios reservados a privilegiados, nem que coloquem a candeia sob o alqueire, mas porque cada coisa deve vir no seu tempo oportuno; eles deixam a uma idéia o tempo de amadurecer e se propagar antes de apresentarem uma outra, e aos acontecimentos o de lhe preparar a aceitação.

NÃO VADES AOS GENTIOS

8. Jesus enviou seus doze (os apóstolos), depois de lhes ter dado as instruções seguintes: Não vades aos Gentios, e não entreis nas cidades dos Samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel: e nos lugares para onde fordes, pregai dizendo que o reino dos céus está próximo. (São Mateus, cap. X, v. 5, 6, 7).

9. Jesus prova, em muitas circunstâncias, que suas vistas não estão circunscritas ao povo judeu, mas que abarcam toda a Humanidade. Se, pois, disse aos seus apóstolos para não ir aos Pagãos, não foi por desdenhar sua conversão, o que teria sido pouco caridoso, mas porque os Judeus, que criam na unicidade de Deus e esperavam o Messias, estavam preparados, pela lei de Moisés e os profetas, para receber a sua palavra. Entre os Pagãos, a própria base faltando, tudo estava por fazer, e os apóstolos não estavam ainda bastante esclarecidos para uma tão pesada tarefa; por isso, lhes disse: Ide às ovelhas desgarradas de Israel; quer dizer, ide semear num terreno já preparado, sabendo bem que a conversão dos Gentios viria a seu tempo: mais tarde, com efeito, no centro mesmo do paganismo, os apóstolos iriam plantar a cruz.

10. Essas palavras podem se aplicar aos adeptos e aos propagadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os escarnecedores obstinados, os adversários interessados, são para eles o que eram os Gentios para os apóstolos. A exemplo destes, procuram primeiro os prosélitos entre as pessoas de boa vontade, daqueles que desejam a luz, em quem se encontra um germe fecundo, e o número deles é grande, sem perder seu tempo com aqueles que se recusam ver e ouvir, e se