O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CAPÍTULO XXIII 1196

verdade acima de seus interesses materiais, aqueles que a proclamam abertamente, trabalham ao mesmo tempo para o seu futuro e o dos outros.

16. Assim o será com os adeptos do Espiritismo, uma vez que a sua doutrina, não sendo outra senão o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, é a eles também que se dirigem as palavras do Cristo. Semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual; lá, colherão os frutos de sua coragem ou de sua fraqueza.

CARREGAR A CRUZ. QUEM QUISER SALVAR A VIDA, PERDÊ-LA-Á

17. Sereis bem felizes quando os homens vos odiarem, vos separarem, vos tratarem injuriosamente, rejeitarem vosso nome como mau por causa do Filho do homem. Regozijai-vos nesse dia e exultai de alegria, porque uma grande recompensa vos está reservada no céu, porque foi assim que seus pais trataram os profetas. (São Lucas, cap. VI, v. 22, 23).

18. Chamando a si o povo e seus discípulos, ele lhes disse: Se alguém quer vir após mim, que renuncie a si mesmo, carregue sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a si mesmo, se perderá; e aquele que se perder por amor a mim e ao Evangelho, se salvará. Com efeito, que serviria a um homem ganhar todo o mundo e perder a si mesmo? (São Marcos, cap. VIII, v. 34 a 36. São Lucas, cap. IX, v. 23, 24, 25. São Mateus, cap. X, v. 38 e 39. São João, cap. XII, v. 24, 25).

19. Regozijai-vos, disse Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por causa de mim, porque por isso sereis recompensados no céu. Estas palavras podem ser traduzidas assim: Sede felizes quando os homens, por sua má vontade a vosso respeito, vos propiciam a ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porque o mal que vos fazem reverte em vosso proveito. Lamentai-os, pois, pela sua cegueira, e não os maldigais.

Depois, ajunta: "Aquele que quer me seguir, carregue sua cruz", quer dizer, suporte corajosamente as tribulações que a sua fé lhe suscitará; porque aquele que quiser salvar sua vida e seus bens em me renegando, per-