O CÉU E O INFERNO - PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA - CAPÍTULO III - O CÉU 1306

atribuições mais restritas daqueles que são prepostos na marcha dos povos, na proteção das familias e dos indivíduos, no impulso a cada ramo do progresso, nas diversas operações na Natureza, até nos mais ínfimos detalhes da criação. Nesse vasto e harmonioso conjunto, há ocupações para todas as capacidades, todas as aptidões, todas as boas vontades; ocupações aceitas com alegria, solicitadas com ardor, porque são um meio de adiantamento para os Espíritos que aspiram a se elevarem.

14. – Ao lado das grandes missões, confiadas aos Espíritos superiores, há as de todos os graus de importância, distribuídas aos Espíritos de todas as ordens; de onde se pode dizer que cada encarnado tem a sua, quer dizer, deveres a cumprir, para o bem dos seus semelhantes, desde o pai de família, a quem incumbe o cuidado de fazer progredirem seus filhos, até o homem de gênio, que lança na sociedade novos elementos de progresso. É nessas missões secundárias que, freqüentemente, se encontram fraquezas, prevaricações, renúncia, mas que não prejudicam senão o indivíduo e não o conjunto.

15. – Todas as inteligências concorrem, pois, à obra geral, em qualquer grau a que tenham chegado, e cada uma na medida de suas forças; umas no estado de encarnação, outras no estado de Espírito. Por toda parte a atividade, desde a base até o alto da escala, todas se instruindo, se entreajudando, se prestando um mútuo apoio, se estendendo as mãos para atingirem o grau supremo.

Assim se estabelece a solidariedade entre o mundo espiritual e o mundo corporal, ou seja, entre os homens e os Espíritos, entre os Espíritos livres e os Espíritos cativos. Assim se perpetuam e se consolidam, pela depuração e pela continuidade das relações, as simpatias verdadeiras, as afeições santas.

Por toda parte, pois, a vida e o movimento; não há um canto do Infinito que não esteja povoado; uma região que não seja incessantemente percorrida por inumeráveis legiões de seres radiosos, invisíveis para os sentidos grosseiros dos encarnados, mas onde a visão arrebata de admiração as almas libertas da matéria. Por toda a parte, enfim, há uma felicidade  relativa  para  todos  os   progressos,   para  todos