O CÉU E O INFERNO - PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA - CAPÍTULO IX - OS DEMÔNIOS 1377

CAPÍTULO IX

OS DEMÔNIOS

Origem da crença nos demônios. – Os demônios segundo a Igreja. – Os demônios segundo o Espiritismo.

ORIGEM DA CRENÇA NOS DEMÔNIOS

1. – Os demônios, em todas as épocas, desempenharam um grande papel em todas as teogonias; se bem que consideravelmente decaído na opinião geral, a importância que se lhe atribui, ainda em nossos dias, dá, a essa questão, uma certa gravidade, porque ela toca mesmo no fundo das crenças religiosas: por isso, é útil examiná-la com os desenvolvimentos que comporta.

A crença num poder superior é instintiva entre os homens; assim, é encontrada sob diferentes formas, em todas as idades do mundo. Mas se, no grau de adiantamento intelectual a que chegamos hoje, discutem, ainda, sobre a natureza e os atributos desse poder, quanto deveriam ser imperfeitas as suas noções, a esse respeito, na infância da Humanidade!

 

2. – O quadro que se nos representa da inocência dos povos primitivos, em contemplação diante das belezas da Natureza, na qual admiram a bondade do Criador, sem dúvida, é muito poético, mas falta à realidade.

Quanto mais o homem se aproxima do estado natural, mais o instinto nele domina, como se pode ver, ainda, entre os povos selvagens e bárbaros dos nossos dias; o que mais o preocupa, ou melhor, do que se ocupa, exclusivamente, é da satisfação das necessidades materiais, porque não tem outras preocupações. O sentido que, unicamente, pode