O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO II 1453

universal? Pois bem! eu tentarei, ó meu senhor; vou fazer-lhe um estudo, virei depor junto a vós a homenagem de meus trabalhos de Espírito, que vos dedico ao adiantamento. Até breve.

"DEMEURE."

As duas comunicações seguintes, dadas nos dias 1 e 2 de fevereiro, são relativas à doença da qual estávamos atacados nesse momento. Embora sejam pessoais, nós as reproduziremos, porque elas provam que o senhor Demeure é tão bom como Espírito quanto o era como homem.

"Meu bom amigo, tende confiança em nós e grande coragem; esta crise, embora fatigante e dolorosa, não será longa, e, com as cautelas prescritas, podereis, conforme os vossos desejos, completar a obra que foi o objetivo principal de vossa existência. Sou eu, portanto, que estou sempre aqui, junto a vós, com o Espírito de Verdade, que me permito tomar a palavra em seu nome, como o último dos vossos amigos vindos entre os Espíritos. Eles me fazem as honras e as boas vindas. Caro mestre, o quanto sou feliz por estar morto a tempo para estar convosco neste momento! Se morresse mais cedo, talvez pudera vos evitar essa crise que eu não previa; havia muito pouco tempo que desencarnara para me ocupar de outra coisa que do espiritual; mas agora velarei sobre vós, caro mestre; é o vosso irmão e amigo que está feliz por ser Espírito, para estar junto de vós e vos cuidar em vossa doença; mas conheceis o provérbio: "Ajuda-te, e o céu te ajudará." Ajudai, pois, os bons Espíritos nos cuidados que vos dão, conformando-se estritamente às suas prescrições.

"Faz muito calor aqui; esse carvão é fatigante. Enquanto estais doente, não o queimeis mais; ele continua a aumentar a vossa opressão; os gases que dele escapam são deletérios.

"Vosso amigo, DEMEURE."

"Sou eu, Demeure, o amigo do senhor Kardec. Venho dizer-lhe que estava junto dele quando do acidente que lhe ocorreu, e que fora funesto sem uma intervenção eficaz, à qual fui feliz em ajudar. Segundo as minhas observações, e as informações que obtive em boa fonte, ficou evidente para mim que, quanto mais cedo a sua desencarnação se opere, tanto