O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO II 1462

penoso para carregar; mas vejo o objetivo e sei que atingi-lo-eis; eu vos ajudarei, podendo, com os meus conselhos de Espírito para que possais superar as dificuldades que vos serão suscitadas, em vos empenhando em tomar, oportunamente, certas medidas próprias para ativarem, em vossa vida, o movimento renovador ao qual o Espiritismo impele. Vosso amigo Demeure, unido ao Espírito de Verdade, vos será de um concurso ainda mais útil; ele é mais sábio e mais sério que eu; mas como sei que a assistência dos bons Espíritos vos fortifica e vos sustenta em vosso labor, crede que a minha vos será assegurada por toda parte e sempre.

P. Poder-se-ia induzir, de algumas de vossas palavras, que não dareis uma cooperação pessoal muito ativa à obra do Espiritismo?

R. Enganai-vos; mas vejo tantos outros Espíritos, mais capazes do que eu para tratar dessa questão importante, que um sentimento invencível de timidez me impede, no momento, de vos responder segundo os vossos desejos. Isso talvez virá; terei mais coragem e audácia; mas é necessário antes que os conheça melhor. Não faz senão quatro dias que morri; estou ainda sob o encanto do deslumbramento que me cerca; meu amigo, não o compreendeis? Não posso bastar para exprimir as novas sensações que provo. Devo violentar-me para me arrancar da fascinação que exercem sobre o meu ser as maravilhas que ele admira. Não posso senão bendizer e adorar a Deus em suas obras. Mas isso passará; os Espíritos me asseguram que logo estarei acostumada com todas essas magneficências e que, então, poderei, com a minha lucidez de Espírito, tratar todas as questões relativas à renovação terrestre. Depois, com tudo isso, pensai que, sobretudo neste momento, tenho uma família a consolar.

Adeus e até breve; a vossa boa amiga que vos ama e vos amará sempre, meu mestre, porque é a vós que ela deve a única consolação durável e verdadeira que experimentou na Terra.

Viúva FOULON.

III

A comunicação seguinte foi dada para os seus filhos, em 9 de fevereiro: