O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO II 1467

desgosto, ide procurá-los, ide levar-lhes as vossas queixas e as vossas lágrimas, e eles vos dão, em troca desse sinal de afeição, os seus conselhos, seu apoio, seus carinhos; pois bem! não pensais que um amigo daqui seja também uma boa coisa? Não é consolador dizer-se: Quando eu morrer, meus amigos, na Terra, estarão no meu enterro, pedindo por mim, e chorando sobre mim, mas meus amigos do espaço estarão no limiar da vida, e virão, sorrindo, conduzir-me ao lugar que eu merecer pelas minhas virtudes.

P. Em que mereci a proteção que desejais me conceder? – R. Eis porque: liguei-me a vós desde o dia de minha morte. Eu vos vi espírita, bom médium e adepto sincero; entre aqueles que deixei nesse mundo, não vi senão vós no início; então resolvi vir contribuir para o vosso adiantamento, no vosso interesse, sem dúvida, mas ainda mais no interesse de todos aqueles que estais chamado a instruir na verdade. Vós o vedes, Deus vos ama bastante para vos tornar missionário; ao vosso redor, todos, pouco a pouco, partilham as vossas crenças; os mais rebeldes, pelo menos, vos escutam, e um dia vê-los-eis crerem em vós; não vos canseis; caminhai sempre, apesar das pedras do caminho: tomai-me por bastão de fraqueza.

P. Não ouso crer merecer um tão grande favor. – R. Sem dúvida, estais longe da perfeição; mas o vosso amor em difundir as santas doutrinas, em sustentar a fé naqueles que vos escutam, em pregar a caridade, a bondade, a benevolência, mesmo quando se usa de maus procedimentos contra vós, a vossa resistência ao vosso instinto de cólera, que poderíeis satisfazer tão facilmente quanto aqueles que vos afligem ou desconhecem as vossas intenções, vêm, felizmente, servir de contrapeso àquilo que tendes de mal em vós; e sabei-o, é um poderoso contrapeso quanto o perdão.

Deus vos cobre com as suas graças, pela faculdade que vos dá, e que não tem senão que vos engrandecer pelos vossos esforços, a fim de trabalhardes eficazmente pela salvação do próximo. Eu vou deixar-vos, mas contai comigo. Tratai de moderar as vossas idéias terrestres e de viver, mais freqüentemente, com os vossos amigos daqui.

P...