O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO II 1474

a Terra como um fluido magnético irresistível, e impelirá os mais recalcitrantes à procura do infinito, ao estudo dessa admirável ciência que nos ensina máximas tão sublimes. Todos irão se agrupar ao vosso redor, e, fazendo abstração do diploma de gênio que lhes foi dado, vão se tornar humildes e pequenos para aprenderem e para se convencerem. Depois, mais tarde, quando estiverem bem instruídos e bem convencidos, se servirão de sua autoridade, e da notoriedade de seu nome, para empurrarem ainda mais longe e alcançarem os últimos limites do objetivo que vos propuseste: a regeneração da espécie humana  pelo conhecimento raciocinado, e aprofundado, das existências passadas e futuras. Eis a minha sincera opinião sobre o estado atual do Espiritismo."

(Bordeaux.)

Evocação. – Atendo com prazer ao vosso chamado, senhora. Sim, tendes razão; a perturbação espírita, por assim dizer, não existiu para mim (isso respondia a um pensamento do médium); exilado voluntariamente na vossa Terra, onde tinha que lançar a primeira semente séria das grandes verdades, que envolvem o mundo neste momento, sempre tive a consciência da pátria e depressa me reconheci no meio de meus irmãos.

P. Eu vos agradeço por consentir em vir; mas não acreditei que meu o desejo de conversar convosco influísse sobre vós; necessariamente, deve haver uma diferença tão grande entre nós que nisso não penso senão com respeito.

R. Obrigado por esse bom pensamento, minha filha; mas deves saber também que, qualquer distância que as provas acabadas mais ou menos prontamente, mais ou menos felizmente, possam estabelecer entre nós, há sempre um laço poderoso que nos une: a simpatia, e tendes estreitado esse laço com o vosso pensamento constante.

P. Se bem que muitos Espíritos hajam explicado as suas primeiras sensações ao despertar, seríeis bastante bom para nos dizer o que sentistes ao reconhecer-vos, e como se operou a separação de vosso Espírito e de vosso corpo?

R. Como para todos. Senti o momento da libertação aproximar-se; mas, mais feliz que muitos, ela não me causou angústias porque lhe conhecia os resultados, embora fossem