O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO V 1549

5. Chegando à sua porta, tínheis a intenção de vos matar em caso de recusa? – R. Não; não pensava nisso; não acreditava que ela fosse tão obstinada; não foi senão quando vi a sua obstinação, que então uma vertigem me tomou.

6. Pareceis não lamentar o vosso suicídio senão porque Victorine não o merecia; é o único sentimento que experimentais? – R. Neste momento, sim; estou ainda muito perturbado; parece-me estar à porta; mas sinto outra coisa que não posso definir.

7. Compreendê-la-eis mais tarde? – R. Sim; quando estiver desembaraçado... Foi mau o que fiz; deveria deixá-la tranqüila... Fui fraco e disso carrego a pena... Vede, a paixão cega o homem e fá-lo fazer tolices. Ele as  compreende quando não há mais tempo.

8. Dissestes que disso carregais a pena; que pena sofreis? – R. Errei em abreviar a minha vida; não o devia; deveria tudo suportar de preferência, deixando-a acabar com o tempo; e depois sou infeliz; eu sofro; é sempre ela que me faz sofrer; parece-me ainda lá, em sua porta; a ingrata! Não falai mais disso; não quero mais nisso pensar; me faz muito mal. Adeus.

Vê-se aí uma nova prova da justiça distributiva que preside à punição dos culpados, segundo o grau de sua responsabilidade. Na presente circunstância, a primeira falta é da jovem que entretera em Luís um amor que não partilhava, e do qual gracejava; ela carregará, pois, a maior parte da responsabilidade. Quanto ao jovem, é punido também pelo sofrimento que suporta; mas a sua pena é leve, porque não fez senão ceder a um movimento irrefletido e a um momento de exaltação, em lugar da fria premeditação daqueles que se suicidam para se subtraírem às provas da vida.

UM ATEU

O Sr. J.-B.D... era um homem instruído, mas imbuído, ao último grau, de idéias materialistas, não crendo nem em Deus nem em sua alma. Foi evocado dois anos depois de sua morte, na Sociedade de Paris, a pedido de um de seus parentes.

1. Evocação – R. Eu sofro! eu sou réprobo.

2. Fomos instados a vos chamar, de parte de vossos