O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO V 1555

"Quanto ao resultado que disso esperais, seria nulo, ficai disso persuadido. As provas de identidade que foram fornecidas têm um valor bem maior, por isso mesmo que são espontâneas, e nada podia pôr sobre o seu caminho; se os incrédulos não estão satisfeitos, não o estariam mais, talvez menos ainda, por perguntas prévias, que poderiam suspeitar de conivência. Há pessoas a quem nada pode convencer; veriam com seus olhos os vossos parentes em pessoa e dir-se-iam joguetes de uma alucinação.

"Duas palavras ainda, senhor, sobre o pedido que me fazeis, de evocar no mesmo dia em que deveria receber a sua carta. As evocações não se fazem assim com uma varinha; os Espíritos não respondem sempre ao nosso chamado; é necessário, para isso, que possam ou que queiram; é necessário, além disso, um médium que lhes convenha, e que tenha a aptidão especial necessária; que esse médium esteja disponível num momento dado; que o meio seja simpático ao Espírito, etc. todas circunstâncias pelas quais não se pode nunca responder, e que importa conhecer, quando se quer fazer a coisa seriamente."

SR. FÉLICIEN

Era um homem rico, instruído, poeta espiritual, de um caráter bom, cortês e cheio de amenidade, e de uma perfeita honorabilidade. Falsas especulações comprometeram a sua fortuna; sua idade não mais lhe permitia reabilitar-se, cedeu ao desencorajamento e se suicidou, em dezembro de 1864, enforcando-se em seu quarto de dormir. Não era nem materialista, nem ateu, mas homem de humor um pouco leviano, tomando pouco cuidado com a vida futura. Tendo-o conhecido intimamente, evocamo-lo quatro meses depois de sua morte, por simpatia pela sua pessoa.

Evocação. – Eu lamento a Terra; aí tive decepções, mas menores que aqui. Sonhava maravilhas, e estou abaixo da realidade ideal que lhe tinha. O mundo dos Espíritos é bem misturado, e para torná-lo suportável, seria necessária uma boa triagem. Custa-me crer! Que esboços de costumes espíritas poder-se-ia fazer aqui! Balzac lançaria mãos à obra; ele seria rude. Mas eu não o percebi; onde se encontram, pois, esses grandes Espíritos que tão forte condenaram os