O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO VIII 1613

todo o seu reconhecimento. Eis o que se explica o que sentistes no dia de seu decesso. Agora, é ela quem te ajuda no bem que queres fazer. Lembra-te do que Jesus disse: "Aquele que for rebaixado será elevado." Terás a medida dos serviços que ela poderá te prestar, se todavia não lhe pedires assistência senão para ser útil ao teu próximo."

Evocação. Boa Julienne-Marie, sois feliz; era tudo o que eu queria saber; isso não me impedirá de pensar freqüentemente em vós, e de nunca vos esquecer em minhas preces.

R. Tenha confiança em Deus; inspira a teus doentes uma fé sincera, e triunfarás quase sempre. Não te ocupes nunca com a recompensa que disso advirá, ela será além da que esperas. Deus sabe sempre recompensar como merece, aquele que se devota ao alívio de seus semelhantes, e coloca em suas ações um desinteresse completo; sem isso tudo não é senão ilusão e quimera; antes de tudo é preciso a fé; de outro modo, nada. Lembra-te desta máxima, e ficarás admirado com os resultados que obterás. Os dois doentes que curaste, disso são a prova; nas circunstâncias em que estavam, com os simples remédios, terias fracassado.

Quando pedis a Deus permitir aos bons Espíritos derramarem sobre ti os seus fluidos benfazejos, se esse pedido não te faz sentir um estremecimento involuntário, é que a tua prece não está bastante fervorosa para ser escutada; não está nas condições que te assinala. Foi o que sentiste quando disseste do fundo do coração: "Deus Todo-poderoso, Deus misericordioso, Deus de bondade sem limite, atendei à minha prece, e permiti aos bons Espíritos me assistirem na cura de...; tende piedade dele, meu Deus, e restituí-lhe a saúde; sem vós, eu nada posso. Que a vossa vontade seja feita."

Fizeste bem em não desdenhar dos humildes; a voz daquele que sofreu e suportou com resignação as misérias deste mundo, é sempre escutada; e, como vês, um serviço prestado sempre recebe a sua recompensa.

Agora, uma palavra sobre mim, e isso te confirmará o que disse acima.

O Espiritismo te explica a minha linguagem como Espírito: Não tenho necessidade de entrar nos detalhes a este res-