O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO VIII 1634

admiração pela conduta que tivestes durante a vossa existência terrestre, e esperamos que a vossa abnegação receba a sua recompensa. – R. Sim, Deus foi, para a sua serva, cheio de amor e de misericórdia. O que fiz, e que achastes bom, era muito natural.

P. Para a nossa instrução, poderíeis dizer-nos qual foi a causa da humilde condição que ocupastes sobre a Terra? – R. Eu ocupara, em duas existências sucessivas, uma posição bastante elevada; o bem me era fácil; cumpria-o sem sacrifício, porque era rica; achei que avançava lentamente, e foi por isso que pedi para retornar numa condição mais ínfima, onde deveria lutar, eu mesma, contra as privações, e para isso preparei-me por muito tempo. Deus sustentou a minha coragem, e pude chegar ao objetivo que me propusera, graças aos socorros espirituais que Deus me deu.

P. Revistes os vossos antigos senhores? Dizei-nos, eu vos peço, qual é vossa posição diante deles, e se considerais sempre como a sua subordinada. – R. Sim, eu os revi; estavam, à minha chegada neste mundo e eu vos direi, com toda humildade, que eles me consideram como lhes sendo superior.

P. Tínheis um motivo particular para vos ligar a eles, antes que a outros? – R. Nenhum motivo obrigatório; atingiria o meu objetivo em qualquer parte ; escolhi-os para quitar, com eles uma dívida de reconhecimento. Outrora, foram bons para mim e me prestaram serviço.

P. Que futuro se apresenta para vós? – R. Espero estar reencarnada num mundo onde a dor é desconhecida. Talvez me acheis bem presunçosa, mas vos respondo com toda a vivacidade de meu caráter. De resto, entrego-me à vontade de Deus.

P. Nós vos agradecemos por terdes vindo ao nosso chamado, e não duvidamos que Deus vos cumule com as suas atenções. – R. Obrigada. Possa Deus vos bendizer e, a todos, em morrendo, vos faça experimentar as alegrias tão puras que foram distribuídas!

CLARA RIVIER

Clara Rivier era uma menina de dez anos, pertencente a uma família de camponeses, numa cidade do sul da França;