O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO VIII 1636

5. Dissestes ao vosso pai: "Consola-te, retornarei para te visitar." Como ocorre que, animada de tão bons sentimentos por vossos pais, viésseis atormentá-los depois de vossa morte, fazendo barulho em sua casa? – R. Eu tinha, sem dúvida, uma prova, ou antes uma missão a cumprir. Se vim rever os meus pais, credes que isso fosse para nada? Esses ruídos, essa perturbação, essas lutas levadas pela minha presença, foram uma advertência. Fui ajudada por outros Espíritos, cuja turbulência tem uma importância, como tenho a minha, aparecendo à minha irmã. Graças a nós, muitas convicções vão nascer. Meus pais tinham uma prova a sofrer; ela cessará logo, mas somente depois de ter dado a convicção a uma multidão de Espíritos.

6. Assim, não fostes vós, pessoalmente, que causastes essa perturbação? – R. Fui ajudada por outros Espíritos que servem à prova reservada aos meus queridos pais.

7. Como ocorre que a vossa irmã vos reconheceu, se não fostes vós que produzistes essas manifestações? – R. Minha irmã não viu senão eu. Ela possui agora uma segunda vista, e não foi a última vez que a minha presença virá consolá-la e encorajá-la.

8. Por que, tão jovem, fostes afligida com tantas enfermidades? – R. Eu tinha faltas anteriores a expiar; fiz mau uso da saúde e da posição brilhante que gozava em minha precedente encarnação; então Deus me disse: "Gozastes grandemente, desmesuradamente, sofrerás da mesma forma; eras orgulhosa, serás humilde; eras altiva por tua beleza e serás abatida; em lugar da vaidade, esforçar-te-ás para adquirir a bondade e a caridade." Fiz segundo a vontade de Deus, e o meu anjo guardião me ajudou.

9. Quereríeis dizer alguma coisa aos vossos pais? – R. A pedido de um médium, meus pais fizeram muita caridade; tiveram razão em não orarem sempre com os lábios: é necessário fazê-lo com a mão e com o coração. Dar àqueles que sofrem, é orar, é ser espírita.

Deus deu a todas as almas o livre arbítrio, quer dizer, a faculdade de progredir; a todas deu a mesma aspiração, e é por isso que a roupa de lã toca de mais perto a roupa de brocado de ouro do que se pensa geralmente. Também, encurtai as distâncias pela caridade; introduzi o pobre em vossa casa, encorajai-o, elevai-o, não o humilheis.