O CÉU E O INFERNO - SEGUNDA PARTE - EXEMPLOS - CAPÍTULO VIII 1639

dobrados, se assim posso exprimir-me. A observação não é uma das menores faculdades de sua natureza. Sua memória é como um registro onde são colocados com ordem, e para dali não desaparecerem nunca, os ensinamentos dos quais têm as tendências e as aptidões; nada do exterior sendo capaz de perturbar essa faculdade, disso resulta que ela pode ser desenvolvida de maneira notável pela educação. Não era o caso em que me encontrava, porque não recebera educação. Disso não agradeço senão mais a Deus, por permitir que ela fosse bastante para me possibilitar cumprir a minha missão junto dessas criancinhas. Era, ao mesmo tempo, uma reparação pelo mau exemplo que lhes dera em minha precedente existência. Tudo é assunto sério para os espíritas; para isso, não têm senão que olhar ao seu redor, e isto lhes será mais útil do que se deixarem desviar pelas sutilezas filosóficas de certos Espíritos que zombam deles, adulando seu orgulho com frases de grande efeito, mas vazias de sentido.

P. Pela vossa linguagem, vos julgamos avançada intelectualmente, do mesmo modo que a vossa conduta sobre a Terra foi uma prova do vosso adiantamento moral. – R. Tenho muitíssimo para adquirir ainda; mas há muitos sobre a Terra que passam por ignorantes porque a sua inteligência está velada pela expiação; mas, na morte, esses véus caem, e esses pobres ignorantes, freqüentemente, são mais instruídos do que aqueles nos quais provocavam os desdéns. Crede-me, o orgulho é a pedra de toque pela qual se reconhecem os homens. Todos aqueles cujos corações forem acessíveis à adulação, ou que têm muita confiança em sua ciência, estão no mau caminho; em geral, não são sinceros; desconfiai deles. Sede humildes como o Cristo, e carregai, como ele, a cruz com amor, a fim de terdes acesso ao reino dos céus.

FRANÇOISE VERNHES.

ANNA BITTER

Ser atingido pela perda de um filho adorado é um desgosto cruciante; mas ver um filho único, dando as mais belas esperanças, sobre o qual se concentrou as suas únicas afeições, desfalecer sob os seus olhos, extinguir-se sem sofrimentos, por uma causa desconhecida, uma dessas bizarrias