A GÊNESE - CAPÍTULO PRIMEIRO 1686

cada um estaria imobilizado em sua revelação parcial, crendo ter toda a verdade, por falta de saber que, em cem outros lugares, obtinha-se mais ou melhor.

52. – Por outro lado, convém notar que nenhuma parte do ensinamento espírita foi dada de maneira completa; ele diz respeito a tão grande número de observações, em assuntos tão diversos, que exigem ou conhecimentos ou aptidões medianímicas especiais, que teria sido impossível reunir, em um mesmo ponto, todas as condições necessárias. Devendo o ensinamento ser coletivo e não individual, os Espíritos dividiram o trabalho disseminando os assuntos de estudo e de observação, como em certas fábricas a confecção de cada parte de um mesmo objeto é dividida entre diferentes operários.

A revelação foi, assim, feita parcialmente, em diversos lugares e por uma multidão de intermediários, e é dessa maneira que continua ainda neste momento, porque udo não está revelado. Cada centro encontra, nos outros centros, o complemento daquilo que obtém, e foi o conjunto, a coordenação de todos os ensinamentos parciais que constituíram a Doutrina Espírita.

Era, pois, necessário agrupar os fatos esparsos para se lhes apreender a correlação, colecionar os documentos diversos, as instruções dadas pelos Espíritos, sobre todos os pontos e sobre todos os assuntos, para compará-los, analisá-los, estudar-lhes as analogias e as diferenças. Sendo as comunicações dadas por Espíritos de todas as ordens, mais ou menos esclarecidos, seria preciso analisar o grau de confiança que a razão permita conceder-lhes, distinguir as idéias sistemáticas individuais e isoladas das que tinham a sanção do ensinamento geral dos Espíritos, as utopias das idéias práticas; suprimir as que eram notoriamente desmentidas pelos dados da ciência positiva e da lógica sã, utilizar igualmente os erros, as informações fornecidas pelos Espíritos, mesmo de mais baixo estágio, para o conhecimento do estado do mundo invisível e dele formar um todo homogêneo. Seria preciso, em uma palavra, um centro de elaboração, independente de toda idéia preconcebida, de todo preconceito de seita, decidido a aceitar a verdade tornada evidente, mesmo sendo ela contrária às suas opiniões pessoais. Esse