A GÊNESE - CAPÍTULO SEGUNDO 1703

e que, unicamente, pode guiar o homem na procura da verdade; seguindo-o, ele não se perderá nunca, e se está tão freqüentemente extraviado é por falta de ter seguido a rota que lhe estava indicada.

Tal é, também, o critério infalível de todas as doutrinas filosóficas e religiosas; o homem tem, para julgá-las, uma medida, rigorosamente exata, nos atributos de Deus, e pode se dizer, com certeza, que toda teoria, todo princípio, todo dogma, toda crença, toda prática que estivesse em contradição com um único dos seus atributos, que tendesse não somente a anulá-los, mas simplesmente enfraquecê-los, não poderia estar com a verdade.

Em filosofia, em psicologia, em moral, em religião, não há de verdadeiro senão aquilo que não se desvie um iota das qualidades essenciais da Divindade. A verdadeira religião será aquela na qual nenhum artigo de fé esteja em oposição com essas qualidades, na qual todos os dogmas poderão sofrer a prova desse controle, sem dele receber nenhum prejuízo.

A PROVIDÊNCIA

20. – A providência é a solicitude de Deus para com as suas criaturas. Deus está por toda a parte e tudo vê, tudo preside, mesmo às menores coisas; é nisso que consiste a ação providencial.

"Como é que Deus, tão grande, tão poderoso, tão superior  a   tudo, pode  se  imiscuir  em   detalhes  ínfimos, preocupar-se com os menores atos e os menores pensamentos  de  cada  indivíduo?  Tal  é  a   questão que o incrédulo se  coloca,  donde  conclui  que, em admitindo a existência de  Deus,  sua  ação  não  deve se estender senão sobre as leis gerais do Universo; que o Universo funciona de toda a eternidade   em  virtude dessas leis, às quais cada criatura está  submetida  em   sua  esfera   de   atividade,  sem que seja    necessário o  concurso   incessante   da   Providência."

21. – Em seu estado atual de inferioridade, os homens não podem, senão dificilmente, compreender Deus infinito, porque o figuram restrito e limitado, igual a eles; representando como um ser circunscrito, e dele fazem uma imagem à sua imagem. Nossos quadros que o pintam sob traços