A GÊNESE - CAPÍTULO SEXTO 1754

que conservaram. Um desses planetas será a Terra que, antes  de estar resfriada e revestida de uma crosta sólida, dará nascimento à Lua, pelo mesmo modo de formação astral ao qual deve a sua própria existência; a Terra, doravante inscrita  no livro da vida, berço de criaturas cuja fraqueza está protegida sob a asa da divina Providência, corda nova na harpa infinita, que deve vibrar, em seu lugar, no concerto universal dos mundos.

OS SATÉLITES

24. – Antes que as massas planetárias houvessem atingido um grau de resfriamento suficiente para nelas operar a solidificação, massas menores, verdadeiros glóbulos líquidos, se destacaram de algumas no plano equatorial, plano no qual a força centrífuga é maior, e, em virtude das mesmas leis, adquiriram um movimento de translação ao redor do seu planeta gerador, como ocorreu com estes ao redor de seu astro central gerador.

Foi assim que a Terra deu nascimento à Lua, cuja massa, menos considerável, deve ter sofrido um resfriamento mais rápido. Ora, as leis e as forças que presidiram ao seu desligamento do equador terrestre, e seu movimento de translação nesse mesmo plano, agiram de tal forma que esse mundo, em lugar de revestir a forma esferóide, tomou a de um globo ovóide, quer dizer, tendo a forma alongada de um ovo, cujo centro de gravidade estaria fixado na parte inferior.

25. – As condições em que se efetuaram a desagregação da Lua lhe permitiriam, com dificuldade, distanciar-se da Terra, e a constrangeram a permanecer perpetuamente suspensa em seu céu, como uma figura ovóide cujas partes, as mais pesadas, formaram a face inferior, voltada para a Terra, e cujas partes menos densas ocuparam o topo, se se designa por esse nome o lado virado à Terra, e se elevando para o céu. É o que faz com que esse astro se nos apresente, continuamente, a mesma face. Pode ser comparado, para melhor fazer compreender o seu estado geológico, a um globo de cortiça cuja base, voltada para Terra, seria formada de chumbo.

Daí, duas naturezas essencialmente distintas na su-