A GÊNESE - CAPÍTULO SEXTO 1759

o rodeiam por todas as partes, as manifestações da vida e da inteligência.

35. – Conhece-se, dessa maneira, a posição ocupada pelo nosso Sol ou pela Terra, no mundo das estrelas; essas considerações adquirirão, ainda, um maior peso, se se refletir no próprio estado da Via-Láctea que, na imensidão das criações siderais, não representa, ela mesma, senão um ponto insensível e inapreciável, visto de longe; porque ela não é outra coisa do que uma nebulosa estelar, como existem milhares delas no espaço. Se nos parece mais vasta e mais rica do que outras, é pela única razão de que nos rodeia e se desenvolve, em toda a sua extensão, sob os nossos olhos; ao passo que as outras, perdidas nas profundezas insondáveis, se deixam entrever com dificuldade.

36. – Ora, se se sabe que a Terra não é nada, ou quase nada, no sistema solar; este nada, ou quase nada, na Via-Láctea; este nada, ou quase nada, na universalidade das nebulosas, e esta universalidade, ela mesma, muito pouca coisa no meio do imenso Infinito, começar-se-á a compreender o que é o globo terrestre.

AS ESTRELAS FIXAS

37. – As estrelas que se chamam fixas, e que constelam os dois hemisférios do firmamento, não estão isoladas de toda atração exterior, como se supõe geralmente; longe disso, elas pertencem, todas, a uma mesma aglomeração de astros estelares. Essa aglomeração não é outra senão a grande nebulosa da qual fazemos parte, e cujo plano equatorial, que se projeta no céu, recebeu o nome de Via-Láctea. Todos os sóis que a compõem são solidários; suas múltiplas influências reagem, perpetuamente, uma sobre a outra, e a gravidade universal as reúne todas numa mesma família.

38. – Entre  esses   diversos sóis, a maioria é, como o nosso, cercada de mundos secundários, que iluminam e fecundam pelas mesmas leis que presidem à vida do nosso sistema planetário. Uns, como Sírius, são milhares de vezes mais magníficos, em dimensão e riquezas, do que o nosso, e o seu papel mais importante no Universo, do mesmo modo os planetas, em maior número e muito superiores aos nos-