A GÊNESE - CAPÍTULO SEXTO 1763

suas mais altas concepções, é capaz de transpor essa imensidão prodigiosa, essas solidões mudas e privadas de toda aparência de vida, e de encarar, de alguma forma, a idéia dessa infinidade relativa.

46. – Esse deserto celeste, entretanto, que envolve o nosso universo sideral, e que parece se estender como os confins de  nosso mundo  astral, é abarcado pela visão e pelo poder  infinito do Mais Alto, que, para além desses céus de nossos céus, desenvolveu a trama da sua criação ilimitada.

47. – Além dessas vastas solidões, com efeito, mundos irradiam em sua magnificência tão bem quanto nas regiões acessíveis às investigações humanas; além desses desertos, esplêndidos oásis vagam no límpido éter, e renovam, incessantemente, as cenas admiráveis da existência e da vida. Ali se desenvolvem os agregados longínquos de substância cósmica, que o olhar profundo do telescópio entrevê através de regiões transparentes de nosso céu, essas nebulosas que chamais irresolúveis, e que vos aparecem como leves nuvens de poeira branca perdida em ponto desconhecido do espaço etéreo. Ali se revelam, e se desenvolvem os mundos novos, cujas condições variadas e estranhas àquelas que são inerentes ao vosso globo, lhes dão uma vida que as vossas concepções não podem imaginar, nem os vossos estudos constatar. É ali que resplende, em toda a sua plenitude, o poder criador; para aquele que vem de regiões ocupadas por vosso sistema, outras leis estão em ação, cujas forças regem as manifestações da vida, e as rotas novas que observamos nessas regiões estranhas nos abrem perspectivas desconhecidas (1)


(1) Dá-se, em astronomia, o nome de nebulosas irresolúveis àquelas das quais não se pôde, ainda, distinguir as estrelas que as compõem. Haviam sido consideradas primeiro como acumulações de matéria cósmica, em vias de condensação, para formar os mundos, mas pensa-se, geralmente, hoje, que essa aparência se deve à distância, e que com instrumentos bastante potentes, todas seriam resolúveis.

Uma comparação familiar pode dar uma idéia, embora muito imperfeita das nebulosas resolúveis: são os grupos de centelhas projetadas pelas bombas de artíficio no momento da sua explosão. Cada uma dessas centelhas nos representará uma estrela, e o conjunto será a nebulosa, ou grupo de estrelas reunidas num ponto do espaço, e submetidas a uma lei comum de atração e de movimento. Vistas a uma certa distância, essas centelhas se distinguem com dificuldade, e o seu grupo tem a aparência de uma pequena nuvem de fumaça. Essa comparação não seria exata se se tratasse de massas de matéria cósmica condensada.