A GÊNESE - CAPÍTULO SÉTIMO 1772

da Astronomia, a Gênese do mundo estaria, ainda, nas trevas da lenda. Graças a ela, hoje, o homem conhece a história da sua habitação, e o alicerce das fábulas que cercam o seu berço desabou, para não mais se levantar.

2. – Por todas as partes, nos terrenos, onde existam fossos, escavações naturais ou praticadas pelos homens, nota-se o que se chamam estratificações, quer dizer, camadas superpostas. Os terrenos que apresentam esta disposição são designados sob o nome de terrenos estratificados. Estas camadas, de espessura muito variável, desde alguns centímetros até 100 metros e mais, se distinguem, entre elas, pela cor e pela natureza das substâncias de que se compõem. Os trabalhos de arte, a abertura de poços, a exploração de pedreiras, e, sobretudo, de minas permitiram observá-las até uma profundidade bastante grande.

3. – As camadas, geralmente, são homogêneas, quer dizer que nenhuma está formada de uma mesma substância, ou de diversas substâncias que existiram conjuntamente e formaram um todo compacto. A linha de separação que as isola, uma das outras, é sempre claramente traçada, como nas bases de uma construção; em nenhuma parte se vê misturarem-se e se perderem, uma na outra, relativamente aos seus respectivos limites, como ocorre, por exemplo, nas cores do prisma e do arco-íris.

Por estes caracteres, reconhece-se que foram formados sucessivamente, depositados umas sobre as outras, nas condições e por causas diferentes; as mais profundas, naturalmente, foram as primeiras a serem formadas, e, as mais superficiais, posteriormente. A última de todas, a que se encontra na superfície, é a camada de terra vegetal que deve as suas propriedades aos detritos de matérias orgânicas, provenientes das plantas e dos animais.

4. – As camadas inferiores, colocadas abaixo da camada vegetal, receberam, em Geologia, o nome de rochas, nome que, nesta acepção, não implica sempre a idéia de uma substância pétrea, mas significa um leito ou banco de uma substância mineral qualquer. Umas estão formadas de saibro, de argila ou terra argilosa, de mármore, de calhaus redondos; outras de pedras propriamente ditas, mais ou menos duras, tais como os arenitos, os mármores, o