A GÊNESE - CAPÍTULO SÉTIMO 1776

11. – Os terrenos de diversas formações são, por outro lado, caracterizados pela própria natureza dos fósseis que contêm; as mais antigas espécies animais ou vegetais que desapareceram inteiramente da superfície do globo. Certas espécies mais recentes desapareceram igualmente, porém, conservaram suas análogas, que não diferem de sua linhagem senão pelo tamanho e algumas nuanças de forma. Outras, enfim, das quais vemos os últimos representantes, evidentemente, tendem a desaparecer em um futuro mais ou menos próximo, tais como os elefantes, os rinocerontes, os hipopótamos, etc. Assim, à medida que as origens terrestres se aproximam de nossa época, as espécies animais e vegetais se aproximam também das que existem hoje.

As perturbações, os cataclismas que ocorreram sobre a Terra, desde a sua origem, mudaram-lhe as condições de aptidão para manutenção da vida, e fizeram desaparecer gerações inteiras de seres vivos.

12. – Interrogando-se a natureza das camadas geológicas, sabe-se, da maneira mais positiva, se, na época da sua formação, a região que as contêm estava ocupada pelo mar, por lagos, ou por florestas e planícies povoadas por animais terrestres. Se, pois, em uma mesma região, encontrase uma série de camadas superpostas, contendo alternativamente fósseis marinhos,  terrestres e de água doce, várias vezes repetidas,  é  uma prova irrecusável de que essa mesma região  foi  várias  vezes  invadida pelo mar, coberta de lagos e posta a seco.

E  quantos séculos de séculos, certamente, milhares de séculos   talvez, foram necessários a cada período para se cumprirem! Que  força poderosa   não   foi necessária para deslocar e recolocar o Oceano, elevar as montanhas! Por quantas revoluções físicas, comoções violentas, a Terra não deveu passar antes de ser como a vemos desde os tempos   históricos!   E  querer-se que isso fosse a obra de tempo menor do que é preciso para fazer crescer uma planta!

13. – O estudo das camadas geológicas atesta, assim, o que foi dito, formações sucessivas que mudaram o aspecto do globo, e dividiram a sua história em várias épocas. Essas épocas constituem o que se denominam os períodos geológicos, cujo conhecimento é essencial para o estabeleci-