A GÊNESE - CAPÍTULO SÉTIMO 1777

mento da Gênese. Contam-se seis principais, que se designam sob os nomes de período primário, de transição, secundário, terciário, diluviano, pós-diluviano ou atual. Os terrenos formados durante o tempo de cada período, se chamam também: terrenos primitivos, de transição, secundários, etc. Diz-se que tal camada ou rocha, tal ou tal fóssil, se encontram em terrenos de tal ou tal período.

14. – É essencial notar-se que o número desses períodos não é absoluto, e que depende dos sistemas de classificação. Não se compreende nos seis acima designados senão aqueles que foram marcados por uma mudança notável e geral no estado do globo; mas a observação prova que várias formações sucessivas se operaram durante a formação de cada um; por isso, são divididos em sub-períodos, caracterizados pela natureza dos terrenos, e que elevam a vinte e seis o número de formações gerais bem caracterizadas, sem contar as que provêm de modificações devidas a causas puramente locais.

ESTADO PRIMITIVO DO GLOBO

15. – O achatamento dos pólos e outros fatos concludentes são os indícios certos de que a Terra deveu estar, em sua origem, num estado de fluidez ou de moleza. Esse estado poderia ter por causa a matéria liquefeita pelo fogo ou diluída pela água.

Diz-se, proverbialmente: não há fumaça sem fogo. Esta proposição, rigorosamente verdadeira, é uma aplicação do princípio: Não há efeito sem causa. Pela mesma razão, pode-se dizer: Não há fogo sem foco. Ora, pelos fatos que se passam sob os nossos olhos, não é só a fumaça que se produz, é o fogo bem real que deve ter um foco; vindo esse fogo do interior da Terra, e não do alto, o foco deve ser interior; sendo o fogo permanente, o foco deve sê-lo igualmente.

O calor, que aumenta à medida que se penetra no interior da Terra, e que, a uma certa distância da superfície, atinge uma temperatura muito alta; as fontes termais, tanto mais quentes quanto venham de maior profundidade; os fogos e a massa de matéria fundida e abrasada que escapam dos vulcões, como por vastos suspiros, ou por