A GÊNESE - CAPÍTULO SÉTIMO 1790

peção dos terrenos privados de fósseis. Mas, desde que veio um estado mais calmo, os vegetais e os animais reapareceram. Tendo mudado as condições de vitalidade, a atmosfera mais depurada, viu-se a formação de novas espécies de uma organização mais perfeita. As plantas, sob o aspecto de sua estrutura, pouco diferem da dos nossos dias.

41. – Durante os dois períodos precedentes, os terrenos não cobertos pelas águas ofereciam pouca extensão, e ainda eram pantanosos e freqüentemente submersos; por isso não havia senão animais aquáticos ou anfíbios. O período terciário, que viu a formação de vastos continentes, caracteriza-se pela aparição dos animais terrestres.

Do mesmo modo que o período de transição viu nascer uma vegetação colossal, o período secundário répteis monstruosos, este vê o aparecimento de mamíferos gigantescos, tais como o elefante, o rinoceronte, o hipopótamo, o paleotério, o megatério, o dinotério, o mastodonte, o mamute, etc. Estas duas últimas variedades de elefantes tinham de 5 a 6 metros de altura, e as suas presas até quatro metros de comprimento. Viu nascer igualmente as aves, assim como a maioria das espécies que vivem ainda em nossos dias. Algumas das espécies dessa época sobreviveram aos cataclismos posteriores; outras, que são designadas pela qualificação genérica de animais antediluvianos, desapareceram completamente, ou bem foram substituídos por espécies análogas, de formas menos pesadas e menos maciças, das quais os primeiros tipos foram como os esboços; tais são o felis speleoea, animal carnívoro do tamanho do touro, tendo as características anatômicas do tigre e do leão; o cervus megaceron, variedade de cervo, cujos chifres, de 3 metros de comprimento, eram espaçados de 3 a 4 metros em suas extremidades.

PERÍODO DILUVIANO

42. – Este período é marcado por um dos maiores cataclismos que transtornaram o globo, mudado, ainda uma vez, o aspecto de sua superfície, e destruída sem retorno uma multidão de espécies vivas, das quais não se encontram senão os restos. Por toda a parte deixou marcas que atestam a sua generalidade. As águas, violentamente tiradas