A GÊNESE - CAPÍTULO SÉTIMO 1792

46. – Esse foi, pois, o verdadeiro dilúvio universal. As opiniões são divididas quanto às causas que puderam produzi-lo, mas, quaisquer que elas sejam, o fato não existe menos.

Supõe-se, de modo bastante geral, que uma mudança brusca ocorreu na posição do eixo e dos pólos da Terra: daí uma projeção geral das águas sobre a superfície. Se essa mudança se operasse com lentidão, as águas seriam deslocadas gradualmente, sem abalos, ao passo que tudo indica uma comoção violenta e súbita. Na ignorância de onde está a verdadeira causa, não se pode emitir senão hipóteses.

O deslocamento súbito das águas pode ter sido ocasionado pelo soerguimento de certas partes da crosta sólida e a formação de novas montanhas no seio dos mares, assim como ocorreu no começo do período terciário; mas, além de que o cataclismo fora geral, isso não explicaria a mudança súbita da temperatura dos pólos.

47. – Na tormenta causada pelo transtorno das águas, muitos animais pereceram; outros, para escaparem da inundação, retiraram-se para as alturas, nas cavernas e grutas, onde pereceram em massa, seja pela fome, seja entredevorando-se, seja talvez pela irrupção das águas nos lugares onde se refugiaram, e de onde não puderam escapar. Assim se explica a grande quantidade de ossaturas de animais diversos, carnívoros e outros, que se encontram em confusão, em certas cavernas, chamadas, por essa razão, brechas ou cavernas ossosas. São encontradas, mais freqüentemente, sob as estalagmites. Em algumas, as ossadas parecem ter sido arrastadas, para ali, pela corrente das águas (1).

PERÍODO PÓS-DILUVIANO OU ATUAL. – NASCIMENTO DO HOMEM

48. – Uma vez restabelecido o equilíbrio na superfície


(1) Conhece-se um grande número de cavernas semelhantes, das quais algumas têm uma extensão considerável. Existem no México, que têm várias léguas; as de Aldelsberg, em Carniole (Áustria), não têm menos de três léguas. Uma das mais notáveis é a de Gailenreuth, em Wurtemberg. Há várias na França, na Inglaterra, na Alemanha, na Sicília, e em outros países da Europa.