A GÊNESE - CAPÍTULO OITAVO 1796

quando a temperatura permitiu, a vida tomou nascimento em sua superfície.

Em conseqüência do abaixamento gradual do calor central, a Terra chegaria, num tempo dado, a um estado completo de resfriamento; a massa líquida seria inteiramente congelada, e o ar, mais e mais condensado, acabaria por desaparecer. O abaixamento da temperatura, tornando a vida impossível, conduziria à diminuição, depois à desaparição de todos os seres organizados. O resfriamento, que começou pelos pólos, ganharia sucessivamente todos os continentes até ao equador.

Tal é, segundo Buffon, o estado atual da Lua, que, menor que a Terra, seria hoje um mundo extinto, onde a vida doravante está excluída. Segundo o seu cálculo, a Terra teria gasto  em  torno de 74000 anos para chegar à sua temperatura atual, e em 93.000 anos ela veria o fim da Natureza organizada.

2 A teoria de Buffon, contraditada pelas novas descobertas da ciência, está hoje quase completamente abandonada pelos motivos seguintes:

1º Por muito tempo acreditou-se que os cometas eram corpos sólidos, cujo encontro com um planeta poderia levar à destruição deste. Nesta hipótese, a suposição de Buffon nada teria de improvável. Mas sabe-se agora que eles são formados de matéria gasosa condensada, bastante rarefeita, entretanto, para que se possam perceber as estrelas de mediana grandeza através de seu núcleo. Nesse estado, oferecendo menos resistência que o Sol, um choque violento capaz de projetar ao longe uma porção de sua massa é uma coisa impossível.

2º A natureza incandescente do Sol, igualmente, é uma hipótese que nada, até o presente, veio confirmar, e que parece, ao contrário, desmentir as observações. Se bem que não se esteja ainda completamente fixado sobre a sua natureza, o poder dos meios de observação dos quais hoje se dispõe, permitiu estudá-lo melhor. Agora, é geralmente admitido pela ciência que o Sol é um globo composto de matéria sólida, cercado de um atmosfera luminosa, ou fotosfera, que não está em contato com a sua superfície (1).


(1) Encontrar-se-á uma dissertação completa , e ao nível da ciência moderna, sobre a natureza do Sol e dos cometas nos Estudos e leituras sobre a astronomia, por Camille Flammarion, 1 vol. in-12; preço: 2fr. 50c.; Casa Gauthier-Villard, 55, cais dos Augustins.