A GÊNESE - CAPÍTULO NONO 1803

CAPÍTULO IX

REVOLUÇÕES DO GLOBO

Revoluções gerais ou parciais. – Idade das montanhas. – Dilúvio bíblico. – Revoluções periódicas. – Cataclismos

futuros. – Aumento ou diminuição do volume da Terra.

REVOLUÇÕES GERAIS OU PARCIAIS

1. – Os períodos geológicos marcam as fases do aspecto geral do globo, em conseqüência de suas transformações; mas, exceptuando-se o período diluviano, que traz as características de um transtorno repentino, todas as outras cumpriram-se lentamente e sem transição brusca. Durante todo o tempo que os elementos constitutivos do globo empregaram para tomar a sua posição, as mudanças devem ter sido ser gerais; uma vez consolidada a base, não devem ter sido produzido senão modificações parciais na superfície.

2. – Além das revoluções gerais, a Terra sofreu um grande número de perturbações locais, que mudaram o aspecto de certas regiões. Como para as outras, duas causas para isto contribuíram: o fogo e a água.

O fogo: seja pelas erupções vulcânicas que enterraram sob espessas camadas de cinzas e de lavas os terrenos circundantes, fazendo desaparecer as cidades e seus habitantes; seja pelos tremores de terra; seja pelos erguimentos da crosta sólida, refluindo as águas sobre as regiões mais baixas; seja pelo desmoronamento dessa mesma crosta em certos lugares, sobre uma extensão mais ou  menos  grande,   onde   as águas se precipitaram, dei-