A GÊNESE - CAPÍTULO NONO 1810

CATACLISMOS FUTUROS

11. – As grandes comoções da Terra ocorreram na época  em   que   a  crosta sólida, por sua pouca espessura, não  oferecia senão uma fraca resistência à efervescência das  matérias  incandescentes do interior; viu-se diminuir de intensidade e de generalidade à medida que a crosta se consolidou. Numerosos vulcões  estão agora extintos, outros foram recobertos pelos terrenos de formação posterior.

Certamente, poderiam se produzir ainda perturbações locais, em conseqüência de erupções vulcânicas, da abertura de alguns novos vulcões, de inundações súbitas de certas regiões; algumas ilhas poderiam sair do mar e outras afundarem-se; mas o tempo de cataclismos gerais, como aqueles que marcaram os grandes períodos geológicos, está passado. A Terra tomou uma posição que, sem ser absolutamente invariável, põe doravante o gênero humano ao abrigo das perturbações gerais, a menos de causas desconhecidas, estranhas ao nosso globo, e que nada poderia fazer prever.

12. – Quanto aos cometas, hoje se está plenamente tranqüilizado sobre a sua influência, mais salutar que nociva, naquilo que parecem destinados a abastecer, se assim se pode exprimir, os mundos, transferindo-lhes os princípios vitais que juntaram durante o seu curso através do espaço, e na vizinhança dos sóis. Seriam, assim, fontes de prosperidade antes que mensageiros da infelicidade.

Por sua natureza fluídica, hoje bem constatada (capítulo VI, nº 28 e seg.), um choque violento não é de temer-se: porque, no caso em que um deles batesse na Terra, seria esta última que passaria através do cometa, como através de um nevoeiro.

Sua cauda não é mais temível; não é senão a reflexão da luz solar na imensa atmosfera que as cerca, uma vez que está constantemente dirigida para o lado oposto ao Sol, e muda de direção segundo a posição deste astro. Essa matéria gasosa bem poderia também, em conseqüência da rapidez de sua marcha, formar uma espécie de cabeleira como a esteira depois do navio, ou a fumaça de uma locomotiva. De resto, vários cometas já se aproximaram da