A GÊNESE - CAPÍTULO NONO 1812

to daquelas que aspiram por suas raízes; ora, a atmosfera faz parte integrante do globo; os gases que a constituem provêm da decomposição dos corpos sólidos, e estes, em se recompondo, tomam-lhes o que lhes dera. É uma troca ou, antes, uma transformação perpétua, de tal sorte que o crescimento dos vegetais e dos animais se operando com a ajuda dos elementos constitutivos do globo, seus restos, por consideráveis que sejam, não acrescentam um átomo à massa. Se a parte sólida do globo aumentasse por essa causa de maneira permanente, sê-lo-ia às expensas da atmosfera, que diminuiria outro tanto, e acabaria por ser imprópria à vida, se ela não recuperasse, pela decomposição dos corpos sólidos, o que ela perde para a sua composição.

Na origem da Terra, as primeiras camadas geológicas formaram-se de matérias sólidas momentaneamente volatizadas pelo efeito da alta temperatura, e que, mais tarde, condensadas pelo resfriamento, se precipitaram. Incontestavelmente, elas elevaram um pouco a superfície do solo, mas sem nada acrescentar à massa total, uma vez que não era senão um deslocamento de matéria. Quando a atmosfera, expurgada dos elementos estranhos que tinha em suspensão, encontrou-se no seu estado normal, as coisas seguiram o curso regular que tiveram depois. Hoje, a menor modificação na constituição da atmosfera conduziria, forçosamente, à destruição dos habitantes atuais; mas provavelmente, também, se formariam novas raças em outras condições.

Considerada sob esse ponto de vista, a massa do globo, quer dizer, a soma das moléculas que compõem o conjunto de suas partes sólidas, líquidas e gasosas, é incontestavelmente a mesma desde a sua origem; se experimentasse uma dilatação ou uma condensação, seu volume aumentaria ou diminuiria, sem que a massa sofresse nenhuma alteração. Se, pois, a Terra aumentasse em massa, isso seria por efeito de uma causa estranha, uma vez que não poderia haurir, em si mesma, os elementos necessários ao seu crescimento.

Segundo uma teoria, o globo aumentaria de massa e de volume pelo afluxo da matéria cósmica interplanetária. Essa idéia nada tem de irracional, mas é muito hipotéti-