A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO 1815

CAPÍTULO X

GÊNESE ORGÂNICA

Primeira formação dos seres vivos. – Princípio vital. – Geração espontânea. – Escala dos seres orgânicos. – O homem.

PRIMEIRA FORMAÇÃO DOS SERES VIVOS

1. – Houve um tempo em que os animais não existiam, portanto, eles começaram. Viu-se aparecer cada espécie à medida  que  o  globo  adquiria as  condições   necessárias à sua  existência: eis o que é positivo. Como se formaram os primeiros indivíduos de cada espécie? Compreende-se que, sendo dado um primeiro casal, os indivíduos se multiplicaram; mas de onde saiu esse primeiro  casal? Aí  está um desses mistérios que se prendem ao princípio das coisas e sobre os quais não se pode fazer senão hipóteses. Se a ciência  não  pode  ainda  resolver completamente o problema, pode, pelo menos, colocá-lo em seu caminho.

2. – Uma primeira questão que se apresenta é esta: Cada espécie animal saiu de um primeiro casal ou de vários casais criados ou, querendo-se, germinados simultaneamente em diferentes lugares?

Esta última suposição é a mais provável; pode-se mesmo dizer que ela ressalta da observação. Com efeito, o estudo das camadas geológicas atesta a presença, nos terrenos da mesma formação, e isso em proporções enormes, da mesma espécie sobre os pontos mais distantes do globo. Essa multiplicação tão geral, e de alguma sorte contemporânea, fora impossível com um tipo primitivo único.