A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO 1828

homem deve se resignar a não ver, em seu corpo material, senão  o último anel da animalidade sobre a Terra. O inexorável  argumento  dos  fatos aí está, contra o qual protestaria em vão.

Mas, quanto mais o corpo diminui de valor aos seus olhos, mais o princípio espiritual cresce em importância; se o primeiro o coloca ao nível do animal, o segundo o eleva a uma altura incomensurável. Vemos o círculo em que se detém o animal: não vemos o limite onde pode chegar o Espírito do homem.

30. – O materialismo pode ver por aí que o Espiritismo, longe de temer as descobertas da ciência e seu positivismo, vai adiante e os provoca, porque está certo de que o princípio espiritual, que tem a sua existência própria, não lhe pode sofrer nenhum dano.

O Espiritismo caminha junto com o materialismo sobre o terreno da matéria; admite tudo o que este admite; mas ali onde este se detém, o Espiritismo vai além. O Espiritismo e o materialismo  são como dois viajantes que caminham juntos, partindo de   um mesmo   ponto;   chegados a uma certa distância, um diz: "Não posso ir mais longe;" o outro continua a sua rota e descobre um mundo novo. Por que, pois, o primeiro  diz  que  o  segundo  é   louco,   porque aquele, entrevendo os novos horizontes, quer ultrapassar os limites onde convém ao outro deter-se? Cristóvão Colombo não foi também tratado de louco, porque acreditava num mundo além  do Oceano? Quanto a história não conta desses loucos sublimes que fizeram a Humanidade avançar, aos quais se trançam coroas depois de se lhes ter atirado lama?

Pois bem! O Espiritismo, esta loucura do século dezenove, segundo aqueles que querem permanecer na margem terrestre, nos descobre todo um mundo, mundo bem de outro modo importante para o homem do que a América, porque todos os homens não vão à América, ao passo que todos, sem exceção, vão ao dos Espíritos, fazendo incessantes travessias de um para o outro.

Chegados ao ponto em que estamos da Gênese, o materialismo se detém, ao passo que o Espiritismo prossegue as suas pesquisas no domínio da Gênese espiritual.