A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-PRIMEIRO 1829

CAPÍTULO XI

GÊNESE ESPIRITUAL

Princípio espiritual. – União do princípio espiritual e da matéria. – Hipótese sobre a origem dos corpos humanos. –

Encarnação dos Espíritos. – Reencarnações. – Emigraçõese imigrações dos Espíritos. – Raça adâmica. – Doutrina

dos anjos decaídos de do paraíso perdido.

PRINCÍPIO ESPIRITUAL

1. – A existência do princípio espiritual é um fato que não tem, por assim dizer, mais necessidade de demonstração que o princípio material; é de alguma sorte uma verdade axiomática: afirma-se por seus efeitos, como a matéria por aqueles que lhe são próprios.

Segundo o princípio: "Todo efeito tendo uma causa, todo efeito inteligente deve ter uma causa inteligente," não há ninguém que não faça a diferença entre o movimento mecânico de um sino agitado pelo vento, e o movimento desse mesmo sino destinado a dar um sinal, uma advertência, atestando, por isso mesmo, um pensamento, uma intenção. Ora, como a ninguém pode vir a idéia de atribuir o pensamento à matéria do sino, disso se conclui que está movido por uma inteligência à qual serve de instrumento para se manifestar.

Pela mesma razão, ninguém tem a idéia de atribuir o pensamento ao corpo de um homem morto. Se o homem vivo pensa, é, pois, que há nele alguma coisa que não há mais quando está morto. A diferença que existe entre ele e o sino, é que a inteligência que faz mover este está fo-