A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SEGUNDO 1863

10. – Depois dos progressos da física e da astronomia, semelhante doutrina não era sustentável (1). Entretanto, Moisés empresta essas palavras ao próprio Deus; ora, uma vez que exprimem um fato notoriamente falso, de duas coisas uma: ou Deus enganou-se no relato que fez   de  sua  obra,  ou   esse relato não foi uma revelação divina. Não sendo admissível a primeira suposição, disso é necessário concluir que Moisés expressou as suas próprias idéias. (Cap. I, nº 3).

11. – Moisés está mais com a verdade quando disse que Deus formou o homem com o limo da terra (2). A ciência nos mostra, com efeito (cap. X), que o corpo do homem está composto de elementos hauridos na matéria inorgânica, dito de outro modo, no limo da terra.

A mulher formada com uma costela de Adão é uma alegoria, pueril em aparência, tomada pela letra, mas profunda pelo sentido. Ela tem por objetivo mostrar que a mulher é da mesma natureza que o homem, sua igual, por conseguinte, diante de Deus, e não uma criatura à parte, para ser escravizada e tratada como pária. Saída de sua própria carne, a imagem da igualdade é bem mais impressionante, que se fora formada separadamente com o mesmo limo; é dizer ao homem que ela é sua igual, e não sua escrava, a quem deve amar como uma parte de si mesmo.

12. – Para os espíritos incultos, sem nenhuma idéia das leis gerais, incapazes de abraçarem o conjunto e de conceberem o infinito, essa criação miraculosa e instantânea tinha alguma coisa de fantástica que feria a sua imaginação. O quadro do Universo tirado do nada em alguns dias, por um único ato da vontade criadora, era para eles o sinal mais brilhante do poder de Deus. Que pintura, com efeito, mais sublime e mais poética desse poder que estas palavras: "Deus disse: Que a luz seja, e a luz


(1) Por grosseiro que seja o erro de uma tal crença, não se ilude menos ainda, em nossos dias, as crianças como sendo uma verdade sagrada. Não é senão tremendo que os preceptores ousam arriscar uma tímida interpretação. Como querem que isso não faça, mais tarde, incrédulos?

(2) A palavra hebraica haadam, homem, da qual se fez Adão, e a palavra haadama, terra, têm a mesma raiz.