A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUARTO 1888

CAPÍTULO XIV

OS FLUIDOS

I. Natureza e propriedades dos fluidos: Elementos fluídicos. – Formação e propriedades do perispírito. – Ação dos Espíritos sobre os fluidos; criações fluídicas; fotografia do pensamento. – Qualidades dos fluidos – II. Explicação de alguns fatos reputados sobrenaturais: Visão espiritual ou psíquica; dupla vista; sonambulismo. – Sonhos. – Catalepsia; ressurreições.– Curas. – Aparições; transfigurações. – Manifestações físicas; mediunidade. – Obsessões e possessões.

NATUREZA E PROPRIEDADES DOS FLUIDOS

ELEMENTOS FLUÍDICOS.

1. – A ciência deu a chave dos milagres que resultam, mais particularmente, do elemento material, seja explicando-os, seja demonstrando-lhes a impossibilidade, pelas leis que regem a matéria; mas os fenômenos em que o elemento espiritual toma parte preponderante, não podendo ser explicados unicamente pelas leis da Natureza, escapam às investigações da ciência: é por isso que eles têm, mais que os outros, os caracteres aparentes do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a chave dos milagres desta categoria.

2. – O fluido cósmico universal é, assim como foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, da qual as modificações e transformações constituem a inumerável variedade de corpos da Natureza. (Cap. X.) Quanto ao princípio elementar universal, ele oferece dois estados distintos: