A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO 1929

que só o Samaritano retornara para dar glória a Deus, mostrava que havia nele mais da verdadeira fé e mais reconhecimento do   que  naqueles que se diziam ortodoxos. Acrescentando:" A vossa fé vos salvou," faz ver que Deus olha o fundo do coração e não a forma exterior de adoração. Entretanto, os outros foram curados; era necessário para a lição  que  queria dar, e provar a sua ingratidão; mas quem sabe o que lhes terá resultado, e se terão se beneficiado do favor  que  lhes concedera? Dizendo ao Samaritano:" A vossa fé vos salvou," Jesus dá a entender que não seria o mesmo com os outros.

MÃO SECA.

18. – Jesus entrou uma outra vez na sinagoga, onde encontrou um homem que tinha uma das mãos seca. – E eles o observavam para ver se curava em dia de sábado, a fim de encontrarem um motivo para acusá-lo. – Então, disse ele a este homem, que tinha a mão seca: Levantai-vos, mantende-vos ali no meio. – Depois, lhes disse: É permitido, no dia de sábado, fazer o bem ou o mal, salvar a vida ou tirá-la? E eles permaneceram em silêncio. – Mas, olhando-os com cólera,  aflito que estava pela cegueira de seu coração, disse a esse homem: Estendei a vossa mão. Ele estendeu, e ela se tornou sã.

Imediatamente os fariseus, tendo saído, tiraram conselho contra ele com os herodianos, sobre o meio de perdê-lo. –  Mas  Jesus se retirou com os seus discípulos para o mar, onde uma grande multidão de povo o seguia da Galiléia e da Judéia, – de Jerusalém, da Induméia, e de além do Jordão; e aqueles das circanias de Tiro e de Sidon, tendo ouvido falar das coisas que fazia, vieram em grande número encontrá-lo. (São Marcos, cap. III, v. 1 a 8).

A MULHER ENCURVADA.

19. – Jesus ensinava em uma sinagoga todos os dias de sábado. – Um dia, viu uma mulher possuída por um Espírito, que a tornou doente desde os dezoito anos; e ela era tão   curvada que não podia, de modo nenhum, olhar