A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO 1931

bendo que estava enfermo há muito tempo, disse-lhe: Quereis ser curado? – O enfermo respondeu: Senhor, não tenho ninguém para me lançar na piscina, depois que a água for agitada; e, durante o tempo que ponho para ir lá, um outro nela desce antes de mim. – Jesus lhe disse: Levantai-vos, transportai a vossa cama e andai. – Imediatamente esse homem foi curado; e tomando o seu leito, começou a caminhar. Ora, aquele dia era um dia de sábado.

Os Judeus disseram, pois, àquele que fora curado: Hoje é sábado; não é permitido transportar o vosso leito. – Ele lhes respondeu: Aquele que me curou me disse: Transportai o vosso leito e andai. – Eles lhe perguntaram: Onde está, pois, esse homem que vos disse: Transportai e o  vosso  leito  e andai? Mas aquele que fora curado não sabia, ele mesmo, quem fora, porque Jesus se retirara da multidão  de  povo  que  estava ali.

Depois, Jesus encontrou esse homem no Templo, e lhe disse: Vede que estais curado, não pequeis mais no futuro, de medo que não vos chegue alguma coisa pior.

Este homem foi procurar os Judeus e lhes disse que fora Jesus quem o curara. – Por esta razão é que os Judeus perseguiam a Jesus, porque fazia essas coisas no dia de sábado. – Então, Jesus lhes disse: Meu Pai não cessa de agir até o presente, e eu ajo também incessantemente. (São João, cap. V, v. de 1 a 17).

22. – Piscina (da palavra latina piscis, peixe) dizia-se entre os Romanos, dos reservatórios ou viveiros onde se alimentavam os peixes. Mais tarde a acepção desta palavra foi estendida aos tanques onde se banhava em comum.

A piscina de Bethsaida, em Jerusalém, era uma cisterna junto ao Templo, alimentada por uma fonte natural, cuja água parecia ter propriedades curativas. Era, sem dúvida, uma fonte intermitente que, em certas épocas do ano, jorrava com força e agitava a água. Segundo a crença vulgar, esse momento era o mais favorável para as curas; pode ser que, em realidade, no momento de sua saída, a água tivesse uma propriedade mais ativa, ou que a agitação produzida pela água jorrada movimentasse lodo salutar para certas enfermidades. Estes efeitos são muito naturais e perfeitamente conhecidos hoje; mas, então, as