A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO 1942

FILHO DA VIÚVA DE NAIM.

38. – No dia seguinte, Jesus foi para uma cidade chamada Naim, e os seus discípulos o acompanharam com uma grande multidão de povo. – Quando estava perto da porta da cidade, ocorreu que se enterrava um morto, que era filho único de sua mãe, e essa mulher era viúva, e havia uma grande quantidade de pessoas da cidade com ela. – O Senhor, tendo-a visto, foi tocado de compaixão para com ela, e disse-lhe: Não choreis mais. – Depois, se aproximando, tocou o caixão, e aqueles que o levavam se detiveram. Então, disse: Jovem, levantai-vos, eu vos ordeno. – Ao mesmo tempo, o morto se levantou sobre seu assento e começou a falar, e Jesus o entregou à sua mãe.

Todos aqueles que estavam presentes foram tomados de pavor, e glorificavam a Deus dizendo: Um grande profeta apareceu em nosso meio, e Deus visitou o seu povo. – A fama desse milagre que ele fizera espalhou-se em toda a Judéia e em todas as regiões ao redor. (São Lucas, cap. VII, v. de 11 a 17).

39. – O fato do retorno. à vida corpórea, de um indivíduo realmente morto, seria contrário às leis da Natureza e, por conseguinte, miraculoso. Ora, não é necessário recorrer a essa ordem de fatos para explicar as ressurreições operadas pelo Cristo.

Se, entre nós, as aparências enganam, às vezes, os profissionais, os acidentes dessa natureza deveriam ser bem freqüentes num país onde não se tomava nenhuma precaução, e onde o sepultamento era imediato (1). Há, portanto, toda a probabilidade de que, nos dois exemplos acima, não havia senão síncope ou letargia. O próprio Jesus disse-o positivamente da filha de Jairo: Esta jovem, disse ele, não está morta, ela não está senão adormecida.


(1) Uma prova deste costume se encontra nos Atos dos Apóstolos, cap. V, v. 5 e seguintes:

"Ananias, tendo ouvido essas palavras, caiu e entregou o Espírito; e todos aqueles que o ouviram falar foram tomados de grande medo. – Imediatamente, alguns jovens vieram pegar o seu corpo e, tendo-o levado, o enterraram. – Em torno de três horas depois, sua mulher (Saphire), que não sabia o que acontecera, entrou. – E Pedro lhe disse..., etc. No mesmo momento ela caiu aos seu pés e entregou o Espírito. Esses jovens, entrando, a encontraram morta; e, levando-a, a enterraram junto ao seu marido.