A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO 1954

APARIÇÕES DE JESUS DEPOIS DE SUA MORTE

56. – Maria (Madalena), porém, manteve-se fora, junto do sepulcro, vertendo lágrimas. E como chorava, tendo se abaixado para olhar no sepulcro, viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. – Eles lhe disseram: Mulher, por que chorais? Ela lhes respondeu: É que arrebataram o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.

Tendo dito isto, ela se voltou e viu Jesus de pé, sem saber, contudo, que esse fosse Jesus. – Então, Jesus lhe disse: Mulher, por que chorais? A quem procurais? Ela, pensando que fosse o jardineiro, lhe disse: Senhor, se fostes vós quem o arrebatou, dizei-me onde o colocastes e eu o levarei.

Jesus lhe disse: Maria. Logo ela se voltou e lhe disse: Rabboni, quer dizer: Meu Mestre. – Jesus lhe respondeu: Não me toqueis, porque ainda não subi para o meu Pai; mas ide encontrar os meus irmãos, e dizei-lhes, de minha parte: Eu subo para o meu Pai e o vosso Pai, para o meu Deus e o vosso Deus.

Maria Madalena veio, pois, dizer aos discípulos que ela vira o Senhor, e que ele lhe dissera estas coisas. (São João, cap. XX, v. de 11 a 18).

57. – Naquele dia mesmo, dois dentre eles, indo para uma aldeia chamada Emaús, longe sessenta estádios de Jerusalém, – falavam juntos de tudo o que se passara. – E ocorreu que, quando conversavam e conferiam juntos sobre isso, o próprio Jesus veio encontrá-los, e se pôs a caminhar com eles; – mas os seus olhos estavam retidos, a fim de que não pudessem reconhecê-lo. – E ele lhes disse: De que conversais assim caminhando, e de onde vem que estais tão tristes?

Um deles, chamado Cleofas, tomando a palavra, lhe disse: Só vós sois tão estranho em Jerusalém, que não sabeis o que ali se passou nestes dias? – O quê? lhes disse. Eles lhe responderam: Com respeito a Jesus de Nazaré, que foi um profeta poderoso diante de Deus, e diante de todo o povo; e de que maneira os príncipes dos