A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO 1956

se elevam tantos pensamentos em vossos corações? – Olhai as minhas mãos e os meus pés, e reconhecereis que sou eu mesmo; tocai-me, e considerai que um Espírito não tem nem carne e nem ossos, como vedes que os tenho. – Depois de lhes ter dito isto, mostrou-lhes as suas mãos e os seus pés.

Mas como eles não acreditavam ainda, tanto estavam transportados de alegria e de admiração, ele lhes disse: Tendes aqui alguma coisa para comer? – Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado e um favo de mel. – Comeu-os diante deles e, pegando os restos, lhos deu, e lhes disse: Eis o que vos dizia, estando ainda convosco: que era necessário que tudo o que estava escrito de mim, na lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos, se cumprisse.

Ao mesmo tempo, lhes abriu o espírito para que entendessem as Escrituras; – e lhes disse: Assim é que está escrito, e é assim que seria preciso que o Cristo sofresse, e que ressuscitasse dentre os mortos no terceiro dia; – e que se pregasse em seu nome a penitência e a remissão dos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém. – Ora, sois testemunhas destas coisas. – E vou vos mandar o dom de meu Pai, que vos foi prometido; mas, por enquanto, permanecei na cidade até que eu vos haja revestido da força do Alto. (São Lucas, cap. XXIV, v. de 13 a 49).

58. – Ora, Tomé, um dos doze apóstolos, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. – Os outros discípulos lhe disseram, pois: Vimos o Senhor. Mas ele lhes disse: Se eu não vir em suas mãos a marca dos cravos que as atravessaram, e se não colocar o meu dedo no buraco dos cravos, e a minha mão no buraco de seu lado, eu não acreditarei, absolutamente.

Oito dias depois, estando os discípulos ainda no mesmo lugar, e Tomé com eles, Jesus veio, estando as portas fechadas, e se colocou no meio deles, e lhes disse: A paz seja convosco.

E disse em seguida a Tomé: Pousai aqui o vosso dedo, e considerai as minhas mãos; aproximai também a vossa mão, e metei-a em meu lado; e não sejais incrédulo, mas fiel. – Tomé lhe respondeu e lhe disse: Meu Senhor e meu Deus! – Jesus lhe disse: Crestes, Tomé, por-