A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1978

CIDADES IMPENITENTES

14. – Começou então ele a fazer censura às cidades nas quais fizera muitos milagres, por elas não terem feito penitência.

Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida, porque se os milagres que fiz em vosso meio houvessem sido feitos em Tiro e em Sidom, há muito tempo elas teriam feito penitência com saco e cinza. – Por isso eu vos declaro que, no dia do juízo, Tiro e Sidom serão tratadas menos rigorosamente do que vós.

E tu, Cafarnaum, elevar-te-ás sempre até o céu? Serás abaixada até o fundo do inferno, porque, se os milagres que foram feitos no meio de ti, houvessem sido feitos em Sodoma, ela talvez subsistisse ainda hoje. – Por isso eu te declaro que, no dia do julgamento, o país de Sodoma será tratado menos rigorosamente do que tu. (São Mateus, cap. XI, v. de 20 a 24).

RUÍNA DO TEMPLO E DE JERUSALÉM

15. – Quando Jesus saiu do Templo para ir-se embora, seus discípulos se aproximaram dele para lhe fazerem notar a estrutura e a grandeza desse edifício. – Mas ele lhes disse: Vedes vós todos estes edifícios? Eu vo-lo digo, em verdade, eles serão de tal modo destruídos, que não lhes restará pedra sobre pedra. (São Mateus, cap. XXIV, v. 1, 2).

16. – Tendo em seguida chegado próximo a Jerusalém, e olhado a cidade, ele chorou sobre ela dizendo: – Ah! Se tu reconhecesses, ao menos neste dia, que te é ainda dado, o que pode te proporcionar a paz! Mas agora tudo isso está oculto aos teus olhos. – Também virá um tempo, infeliz para ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te envolverão e te oprimirão de todas as partes; – derrubar-te-ão por terra, a ti e aos teus filhos que estiverem no meio de ti, e não te deixarão pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que Deus te visitou. (São Lucas, cap. XIX, v. de 41 a 44).

17. – Entretanto, é necessário que eu continue a ca-