A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1982

tas, sábios e escribas, e matareis uns, crucificareis os outros, chicoteareis os outros em vossas sinagogas, e os perseguireis de cidade em cidade; – a fim de que todo o sangue inocente que foi derramado sobre a Terra recaia sobre vós, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o templo e o altar! – Eu vos digo, em verdade, tudo isso virá fundir sobre esta raça que está hoje. (São Mateus, cap. XXIII, v. de 13 a 36).

MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO

24. – Então, os seus discípulos, dele se aproximando, disseram-lhe: Sabeis bem que os fariseus, tendo ouvido o que acabais de dizer, com isso se escandalizaram? – Mas ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. – Deixai-os; são cegos que conduzem cegos; se um cego conduz a um outro, eles caem, ambos, na fossa. (São Mateus, cap. XV, v. 12, 13, 14).

25. – O céu e a Terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. (São Mateus, cap. XXIV, v. 35).

26. – As palavras de Jesus não passarão porque serão verdadeiras em todos os tempos; o seu código moral será eterno, porque encerra as condições do bem, que conduz o homem à sua destinação eterna. Mas as suas palavras chegaram até nós puras de toda mistura e de falsas interpretações? Todas as seitas cristãs compreenderam-lhe o espírito? Nenhuma deturpou-lhe o verdadeiro sentido, em conseqüência dos preconceitos e da ignorância das leis da Natureza? Nenhuma fez delas um instrumento de dominação para servir à ambição e aos interesses materiais, um degrau, não para se elevar ao céu, mas para se elevar sobre a Terra? Todas se propuseram, por regra de conduta, a prática das virtudes das quais Jesus fez a condição expressa da salvação? Todas elas estão isentas das censuras que ele dirigia aos fariseus de seu tempo? Todas, enfim, na teoria como na prática, são a expressão pura de sua doutrina?

A verdade, sendo una, não pode se encontrar em afirmações contrárias, e Jesus não pôde querer dar um duplo sentido às suas palavras. Se, pois, as diferentes seitas se