A GÊNESE - CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO 1983

contradizem, se umas consideram como verdadeiro o que outras consideram como heresias, é impossível que estejam todas na verdade. Se todas houvessem tomado o verdadeiro sentido do ensinamento evangélico, teriam se reencontrado sobre o mesmo terreno, e não haveria seitas.

O que não passará, é o verdadeiro sentido das palavras de Jesus; o que passará, é o que os homens estabeleceram sobre o sentido falso que deram a essas mesmas palavras.

Tendo Jesus a missão de trazer aos homens o pensamento de Deus, só a sua doutrina pura pode ser a expressão desse pensamento; foi por isso que disse: Toda planta que o meu Pai celestial não plantou será arrancada.

A PEDRA ANGULAR

27. – Jamais lestes esta palavra nas Escrituras: A pedra que foi rejeitada por aqueles que construíam, tornou-se a principal pedra do ângulo? É que o Senhor fez, e os nossos olhos vêem com admiração. – É porque vos declaro que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a um povo que nele produzirá frutos. – Aquele que se deixar cair sobre essa pedra, nela se quebrará, e ela esmagará aquele sobre quem tombar.

Os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, tendo ouvido essas palavras de Jesus, entenderam que era deles que falava; e, querendo se apoderar dele, temeram o povo, porque o olhavam como um profeta. (São Mateus, cap. XXI, v. de 42 a 46).

28. – A palavra de Jesus tornou-se a pedra angular, quer dizer, a pedra de consolidação do novo edifício da fé, erguido sobre as ruínas do antigo; os Judeus, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, tendo rejeitado essa palavra, ela os derrotou, como derrotará aqueles que, depois, a desconheceram, ou que lhe desnaturaram o sentido em proveito de sua ambição.

 

PARÁBOLA DOS VINHATEIROS HOMICIDAS

 

29. – Houve um pai de família que, tendo plantado uma